Guias e estratégias para estudar

O contrário de uma frase verdadeira é uma frase falsa. Porém o contrário de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.
Niels Bohr 1885 - 1962
Físico dinamarquês

Série pensar

Pensamento radical

Você está procurando novas ideias?
Os seus pensamentos chegaram a um beco sem saída?
Suas opções são limitadas ou, apenas, invisíveis?

A maneira como vivemos o mundo é construída e moldada pelas nossas experiências.
Quando enfrentamos uma situação-problema, achamos soluções com “atalhos” baseados em padrões que “aprendemos” em nossa vida. A maior parte das vezes, eles funcionam bem, dando-nos respostas baseadas na maneira como resolvemos problemas no passado. Esses atalhos nos fornecem regras eficientes que nos guiam na tomada de decisão e na resolução de problemas. Isso é chamado de abordagem heurística para o aprendizado, a descoberta, resolução de problemas.

Entretanto, essas regras podem nos levar a estereótipos, ideias pré-concebidas e análises acríticas. Quando esses atalhos não são úteis, uma abordagem pode ser o pensamento radical, uma abordagem para, criativamente, trabalhar com opções! Será que pensamento radical pode ajudá-lo a ter ideias novas? Veja o texto abaixo para os exemplos

Flash text:
Você está procurando novas ideias? Os seus pensamentos chegaram a um beco sem saída?Suas opções são limitadas ou, apenas, invisíveis?

A maneira como vivemos o mundo é construída e moldada pelas nossas experiências. Quando nos enfrentamos uma situação-problema,achamos soluções com “atalhos” baseados em padrões que “aprendemos” em nossa vida. A maior parte das vezes,funcionam bem,dando-nos respostas baseadas na maneira como resolvemos problemas no passado. Eles nos fornecem regras eficientes que nos guiam na tomada de decisão e na resolução de problemas. Isso é chamado de abordagem heurística para o aprendizado,a descoberta. A resolução de problemas.

Entretanto, essas regras podem nos levar a estereótipos,ideias pré-concebidas e análises acríticas. Quando esses atalhos não são úteis,uma abordagem pode ser o pensamento radical,uma abordagem para ,criativamente, trabalhar com opções!

O pensamento radical pode ajudá-lo a ter ideias novas? Agora liste três “Os” radicais ou opções.

  1. Primeiro, resuma sua situação-problema ou desafio
  2. Agora liste três “Os” radicais ou opções.
    Pense rápida e criativamente. Pense em opostos e ,até mesmo,contradições. Faça uma tempestade cerebral (brainstorming)! Brainstorming significa “tempestade cerebral” e quer dizer que você deve deixar o seu cérebro trabalhar livremente,sem preocupação com nada, nem com a lógica!
  3. Para cada O radical,escreva três Os médios ou opções.
  4. Depois de imprimir, priorize os Os médios para pensar na melhor solução.

Veja também:

Pensando criticamente | Pensamento radical |
Pensar em voz alta/fala privada | Mapear a mente e os conceitos |
Pensando como um gênio | Concentração |
Usando efetivamente a memória | Acrônimos | Acrósticos
Tomada de Decisões | Como tomar boas decisões